E se em preparação para o Natal, a cada dia fizéssemos uma boa ação?
O calendário do advento é uma tradição européia para se praticar como antigamente !
Desde o dia primeiro de dezembro, em Paris e em outros lugares da Europa onde a tradição existe, as crianças começaram a descobrir seus Calendários do Advento. Com impaciência, elas pensam todo dia em abrir uma das 24 janelinhas que as separam do grande dia. E atrás de cada janelinha descobrem um chocolate, um brinquedo, uma surpresa!
Que a tradição é útil para ajudar as crianças a gerenciar sua ansiedade até o dia do Natal, não resta dúvida. Como educadores, nós também somos sensíveis ao efeito pedagógico deste jogo: é incrível como mesmo as criancinhas menores aprendem rápido a contar os dias e distinguir os números no calendário!
Mas o que nós gostaríamos mesmo de compartilhar com vocês hoje é a origem desta tradição, que nos deu uma boa ideia de desafio!
Foi no século XIX, na Alemanha, que os primeiros calendários surgiram. Não havia realmente um calendário físico, no formato de hoje. As pessoas colocavam imagens religiosas nas paredes, uma a cada manhã, ou as entregavam às crianças. Cada imagem continha um versículo do Evangelho ou uma incitação para praticar uma boa ação. Com o tempo, os calendários em papelão
ou madeira, com janelinhas ou portas para abrir foram surgindo. E somente em 1958 apareceram as primeiras surpresas de chocolate, que é o formato mais comum atualmente na França.
Mesmo adorando a ideia do chocolate, porque nomos SIMPLE gulosos, nós estamos dispostos a voltar um pouquinho no tempo e trazer de volta o que havia de melhor nesta tradição.
Então o desafio está lançado: vamos seguir a tradição nas suas duas formas?
Além de comer nosso chocolate, vamos praticar uma boa ação por dia e sugerir aos nossos familiares e amigos nas redes sociais que façam o mesmo?
Compartilhe esse post na sua rede social preferida com sua proposta de ação, ou com o relato de uma ação já realizada!
Assim criaremos uma corrente do bem na preparação das nossas festas e teremos um Natal SIMPLE!